Estudantes fazem Ecoar no Dia Internacional da Paz

Semana de  Ecoar aqui no Salgueiro! Quer saber como?

Vamos lá… Todos os anos, no dia 21 de setembro, realizamos atividades sobre o Dia Internacional da Paz. A cada ano buscamos um tema diferente para diversificar os olhares e nos ajudar a conquistar um mundo de paz.

Esse ano, o tema escolhido foi a luta antirracista. Entendemos que a escola é parte integrante da sociedade e que, justamente por isso, trabalhar o racismo estrutural é estar de acordo com as mudanças do mundo.

Dentro desse propósito, realizamos um sarau que ganhou o nome de “Ecoar” e reuniu estudantes do 9º ano e do Ensino Médio. A ideia foi espalhar, falar e cantar a importância desse tema.

Neste ano, todos os ciclos trabalharam com questões raciais no sentido de valorizar a diversidade dos tons de pele e enfatizar a importância desse tema.

Na Educação Infantil, o livro “Menina bonita do laço de fita” foi o ponto de partida para as rodas de conversa e atividades lúdicas.

As turmas do Fundamental-Anos Iniciais fizeram autorretratos para evidenciar e valorizar as diferentes tonalidades de pele.

No Fundamental-Anos Finais, os estudantes construíram painéis com artistas, músicos e pensadores que travaram lutas árduas para semear a paz e o fim da injustiça racial.