Por mais Lambeijos Felizes!!! O tema do projeto Comunica do 6º ano A é fofo e meigo. Mas o assunto é sério e necessário, tanto que será trabalhado pela turma, juntamente com a professora Juliana, de Ciências, dentro do projeto “Comunica” durante todo este ano.
A ideia é incentivar a adoção de cães e gatos, além de levar a conscientização sobre a responsabilidade de todos no combate ao abandono e maus tratos contra esses animais.
Os primeiros passos do projeto coincidiram propositalmente com o Abril Laranja, o mês da prevenção à crueldade animal.
Além de ser um problema de saúde pública, o abandono é prejudicial para o bem estar animal, assim como para a economia e a ecologia. Durante o projeto, essa temática será trazida para o cotidiano do aluno com o esclarecimento sobre a importância dele atuar como um agente contra essa situação.
No último mês, a turma fez uma rifa para arrecadar dinheiro e comprar ração, numa ação que beneficiou a ONG GasPets é uma divisão do Instituto GAS dedicada aos cuidados de animais que acompanham as pessoas em situação de rua na Grande SP. Famílias, alunos e colaboradores também entraram na luta e fizeram doações de comida e roupinhas caninas.
O grupo ainda visitou a COSAP (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico – Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos), onde tiveram contato com animais disponíveis para adoção. Também viram de perto como essas causas beneficiam animais em estado de abandono.
SOBRE O COMUNICA
Imagina um projeto em que o estudante não aprende apenas o conteúdo, mas constrói novos aprendizados de uma forma mais participativa e interessante. Assim é o projeto Comunica!
Durante todo o ano, os estudantes do Fundamental-Anos Finais se envolvem com vários temas, de forma a explorá-los como se estivessem participando de um trabalho de iniciação científica.
Parece muito complicado? Mas não é… O estudante fica mais livre para desenvolver as etapas do processo, como a investigação. E é justamente essa autonomia que incentiva a turma toda a aprender a pesquisar, resolver a problemática apresentada no início do projeto e a se envolver mais com a atividade.
No decorrer do ano, será verificada a evolução de cada um no que se refere à solução de problemas, trabalho em equipe e aumento da autonomia. Por fim, o projeto será apresentado para uma espécie de banca examinadora.
Para saber mais sobre o Fundamental-Anos Finais do Salgueiro, clique aqui.