Projeto simula iniciação científica

Imagina um projeto em que o estudante não aprende apenas o conteúdo, mas constrói novos aprendizados de uma forma mais participativa e interessante. Assim é o projeto Comunica!

Durante todo este ano, os estudantes do Fundamental-Anos Finais irão se envolver com vários temas, de forma a explorá-los como se estivessem participando de um trabalho de iniciação científica.

Iniciação científica

Parece muito complicado? Mas não é… O estudante fica mais livre para desenvolver as etapas do processo, como a investigação.

E é justamente essa autonomia que incentiva a turma toda a aprender a pesquisar, resolver a problemática apresentada no início do projeto e a se envolver mais com a atividade.

No decorrer do ano, será verificada a evolução de cada um no que se refere à solução de problemas, trabalho em equipe e aumento da autonomia. Por fim, o projeto será apresentado para uma espécie de banca examinadora, como um trabalho de iniciação científica.

Temas

No Comunica, cada turma trabalha um tema. No caso do 8ºB, o assunto é  “A Reciclagem sob uma nova visão”. O objetivo é ressignificar o conceito da reciclagem, partindo de experiências vividas por outras pessoas (catadores/ agentes ambientais) e fazer com que os alunos não sejam inativos neste processo, mas sim peças fundamentais nesse compromisso social.

Clique aqui para ver algumas fotos deste projeto que já está a todo vapor.

Clique aqui para saber um pouco mais sobre reciclagem com a Coopercaps, a cooperativa parceria do Salgueiro.

Veja quais são temas das demais turmas:

• 6º ano A – Por mais Lambeijos Felizes – Adoção de Cães e Gatos
  • 6º ano B – Viajantes no Espaço – Levará os alunos a conhecerem de uma forma lúdica um pouco do universo e  conhecer as principais características dos planetas que formam o nosso Sistema Solar.
  • 7º ano A – O lixo têxtil – Buscará mostrar, justificar e empoderar a ação da doação e venda de roupas mais antigas ou semi-usadas.
  • 7º ano B – Educação Financeira – Trabalhará com a possibilidade de que jovens financeiramente saudáveis se tornarão adultos mais conscientes.
  • 8º ano A – A vida Continua, doe órgãos – Levará os alunos a  conhecer mais sobre transplante e doação de órgãos, como forma de contribuir para a formação de um cidadão consciente.
  • 9º ano A – Saúde Mental – Irá mostrar a capacidade de conscientização por nós mesmos como pessoas, trabalhar a autoestima como fator gerador deste bem estar.
  • 9º ano B – Gamificação – A ideia é sistematizar ações muito presentes em jogos e aplicá-las em situações de não-jogo.

Conheça

Para saber mais sobre o Ensino Fundamental do Salgueiro, clique aqui.