Aula com criatividade

Despertar a atenção do aluno e tornar o conteúdo atrativo é um desafio para os professores, que usam a criatividade para conseguir um aprendizado mais efetivo.

A professora Betânia decidiu usar as Cartas aos Leitores para ensinar Português no 8º ano B. Este tipo de texto é encontrado nos principais jornais e revistas, e possui características próprias. Os alunos pesquisaram para encontrá-los, exploraram os principais argumentos e tipo de linguagem, para depois produzir fichas de leitura.

Na aula de Geografia, a professora Sabrina levou as paisagens da América Anglo-Saxônica para bem perto dos alunos dos 8ºs anos. Ela usou o Google Earth, um recurso que torna possível a realização de um passeio virtual por qualquer parte do planeta graças às imagens capturadas por satélite que mostram os locais em 3D.

No 7º ano, a aula de Ciências da professora Juliana foi por meio do Cine Bio. A sessão de cinema via hangout reuniu a turma para ver “Procurando Nemo”. Depois do filme, foram abordados vários aspectos biológicos, como os filos estudados neste ano, características dos animais, interações ecológicas e ecossistemas.